terça-feira, 4 de janeiro de 2011

LOGOMARCA DO EMPÓRIO LAURA AGUIAR

.

.

.
O mais prestigiado disco de rock de todos os tempos é o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Que foi gravado pelos Beatles, em 1967. E que, além das músicas e das cifras a mais no bolso dos envolvidos, resultou em números muito exóticos. Pois, sem somar o processo de composição das músicas, a sua concepção consumiu 29 dias, 700 horas de estúdio e £ 25.000,00 – US$ 50.000,00, no câmbio da época.
Dentro desse conceito, a logomarca do Empório Laura Aguiar tem um dado que chama a atenção: o prazo para a sua aprovação. Que durou de janeiro até o fim de setembro de 2006. Com mais de 30 estudos, até a sua finalização. Layouts que se revelaram um exercício de heráldica. Já que o crivo do Sr. José Manoel, o dono do boteco, era formado por um briefing em que se exigia que o logo tivesse o ano de fundação – 1975 – e o nome da empresa. Este, formado pela designação original – Empório – e os nomes de seus pais – Dona Laura e Seu Aguiar. Mais uma referência a Portugal, terra natal do casal. E à atual finalidade: o comércio de cervejas variadas.
Após passar por brasões, sátiras de rótulos de cerveja e até um abridor, o logo chegou a uma forma oval e com cor de madeira. Com o nome do Bar escrito em tipo Aldine721 BT, por dentro, junto à borda. E o brasão da família Teixeira, de Seu Aguiar, no topo. No centro, há um Cavaleiro Cruzado. Numa alusão a 1147. Quando Afonso Henriques e seus cruzados libertaram Lisboa – então Al-Lixbuna – e, de quebra, o resto do país de mais de 400 anos de domínio Mouro. Contudo, a cerveja não ficou de fora. Já que na mão do Cruzado há uma bela e espumante caneca.

.
.
.
.
Empório Laura Aguiar - Rua Gabriel Piza, 559, Santana
São Paulo/SP
Próximo ao Metrô Santana

Histórico