terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mediocridade Versus Meritocracia

Falar do embate entre mediocridade e meritocracia parece um mote para abordar alguma vitória do PT. E não deixa de ser. Já que o mesmo sempre alcançou o poder por meio do voto de quem não sabe votar. De pessoas que veem o êxito da ignorância como a forra dos desvalidos. Entretanto, apenas se solidarizam de longe com essa gente. Pois, hoje, a distância que separa qualquer cidadão do conhecimento é medida pelo seu grau de preguiça. E isso faz o pensamento torpe se equiparar a uma doença.
Em dezembro de 2010, as ruas da cidade de Santos foram assoladas pela contemplação do mau gosto. Visto que, por todo lado, havia um outdoor vermelho a enaltecer o fato de que a Kaiser houvera sido laureada com o selo do “Superior Taste Award” – o “Prêmio de Melhor Sabor” –, no ano de 2009.
Um concurso em que a Femsa a inscreveu, por não se tratar de uma disputa exclusivamente cervejeira. Pois é um evento que o “International Taste & Quality Institute” promove anualmente, desde 2008, em Bruxelas, na Bélgica. Com o propósito de ser uma “vitrine” européia para os gêneros alimentícios de todo o planeta. Posto que seus organizadores pressupõem que o fato dos itens serem avaliados por diversos chefes e peritos em bebidas, do Velho Mundo, outorga ao seu selo de aprovação um status de aval. Principalmente, porque são testados “às cegas”. Sem o risco de que sejam sabotados ou beneficiados por algum tipo de preconceito.
Contudo, há um cisma entre preconceito e conceito. Pois a apreciação de um rótulo não afeta o paladar. A menos que se ignore o fato de que a busca do equilíbrio é o moto-contínuo da existência. E, por isso, se entende que o ITQI adotou o anacronismo como padrão. Sujeitando seus critérios a interpretações dúbias. Ora que o produto que se situa na faixa de 70% a 80% da pontuação de seu segmento ganha uma estrela. Que equivale a um “sabor notável”. Ou um sabor que foi notado. Agora, àquele que se fixou entre 80% e 90% dos pontos é dado duas estrelas. Que equivalem a “excelente”. Aquilo que excede. Não se sabendo se é para o bem ou para o mal. Por fim, recebe três estrelas o que passa dos 90%. Visto que é considerado “excepcional”, na mesma toada.
Ademais, a Kaiser recebeu uma estrela. Ficando atrás da Bavária Clássica. Que também é da Femsa e conquistou duas estrelas, em 2009. E se caracteriza por transmitir a sensação de que foi fermentada em um vaso sanitário.




Empório Laura Aguiar - Rua Gabriel Piza, 559, Santana
São Paulo/SP
Próximo ao Metrô Santana

Histórico