No dia 10 de abril, nas dependências do Sheraton Chicago Hotel & Tower, na cidade de Chicago, em Illinois, será concluída a 8ª Copa do Mundo da Cerveja – ou a “World Beer Cup 2010”. Com um jantar de gala em que serão premiadas as melhores “brejas” do planeta.
Um pleito que, a cada dois anos, é organizado pela Brewers Association. Sempre sob a liderança de Charlie Papazian. Que, com a sua cuca avançada, criou um jeito de degustar o que existe de notável na produção cervejeira. Realizando, desde 1996, uma obra-prima de marketing. Um evento que une uma feira de negócios e uma competição. Na feira, a “Craft Brewers Conference”, vendendo os produtos que disputam, demonstrando o seu potencial competitivo, o campeonato mundial. Posto que tudo é realizado, simultaneamente, no mesmo local.
Assim, nos dias 6 e 7 de abril, para cada qual das 90 categorias em disputa, serão eleitos os três melhores rótulos; contanto que respondam aos quesitos referentes às medalhas de ouro, prata e bronze. Com o bronze para a cerveja que ligeiramente sai da sua proposta e apresenta um desequilíbrio sensorial. A prata para a que também peca na proposta, mas mantém um equilíbrio harmônico. E ouro para a que é fiel ao estilo a que se propõe defender e tem um perfeito equilíbrio na aparência, no aroma e no sabor.
Por fim, basta comprar um Epocler, colocar uns óculos wayfarer escuros e relembrar Jake e Elwood ao cantar o verso de Robert Johnson que diz: “To my sweet home Chicago”.
Empório Laura Aguiar - Rua Gabriel Piza, 559, Santana
São Paulo/SP
Próximo ao Metrô Santana